SÃO PAULO - Cerca de 4,6 milhões de estudantes devem fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no próximo fim de semana, dias 6 e 7. A prova, antes apenas um instrumento para avaliar o desempenho dos estudantes que saem do ensino médio, hoje, é considerada pré-requisito para a entrada em muitas instituições. Contudo, alguns descuidos podem fazer os estudantes acordarem do sonho de cursar uma faculdade.
Para evitar problemas, adote dicas simples que podem fazer a diferença para quem vê no exame a chance, muitas vezes única, de entrar na universidade. E os cuidados, aconselham os professores consultados pelo InfoMoney, começam antes mesmo de sair de casa. “Um dia antes da prova aproveite para descansar”, reforça a coordenadora do cursinho da Poli, Alessandra Venturi.
Descansar mesmo. “Não beba no dia anterior, não chegue em casa tarde, cuide da alimentação e fique longe dos livros”, alerta a professora. “Não adianta estudar no dia anterior à prova”. Para o professor do Etapa Vestibulares Marcelo Dias Carvalho, o estudante deve equilibrar lazer, sono e alimentação antes do exame.

Não olhe para os lados
De nada adianta todos os cuidados adotados antes da prova se, durante o exame, o estudante não mantiver a calma. “Chegue 40 minutos antes da prova para se familiarizar com o espaço e tente fazer um exercício de respiração”, aconselha Alessandra.
Durante a prova, fique atento aos enunciados das questões: eles podem trazer a resposta. “Esqueça um pouco as fórmulas e leia a questão com atenção”, recomenda Dias. Se, mesmo com toda a atenção do mundo, a pergunta não ficar clara, não perca tempo. “Pule a questão e volte nela depois”, recomenda o professor.
No Enem, assim como em praticamente todos os grandes vestibulares, o tempo é um ponto fundamental. “E muitos erros ocorrem devido à distração”, afirma Dias. Para Alessandra, além de controlar o tempo, o aluno precisa ter em mente que aquele tempo é dele, e deve ser usado. “Cada um tem o seu tempo, então, não adianta ficar nervoso se alguém sair antes de você”. Em resumo: foque na prova e não olhe para os lados.

E a redação...
A redação é sempre um problema para muitos vestibulandos. No Enem, ela é dada no segundo dia de prova. Começar antes de resolver as questões ou deixá-la por último fica a critério do estudante. “Essa escolha vai depender do ritmo do aluno”, afirma o professor Dias. “De repente, começar pelas questões pode despertar novas ideias para o texto”.
Alessandra também acredita que os enunciados podem acabar ajudando na produção do texto. “Dependendo do grau de nervosismo, é melhor começar resolvendo as questões, mesmo porque elas podem dar repertório para a redação”, acredita. Na dúvida, ao menos leia o tema da redação primeiro.

Fonte: msn.com