Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu site

Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Furacão Tomas mata ao menos 12 nas ilhas Santa Lúcia; Haiti está em alerta

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS 

Doze pessoas morreram e um número indeterminado estaria desaparecido pela passagem do furacão Tomas por Santa Lúcia no fim de semana, informou nesta terça-feira o governo desta ilha caribenha. 

O furacão atingiu o país no sábado com fortes ventos de 150 km/h e intensas chuvas. A cidade de Soufriere, oeste, foi a que mais sofreu com o impacto do ciclone, que depois perdeu força e virou tempestade tropical no Mar do Caribe. 

Deve, no entanto, voltar a ser furacão a caminho do Haiti nos próximos dias, o que já colocou organismos da ONU (Organização das Nações Unidas) em alerta. 

Agências da ONU emitiram avisos para a possibilidade de o furacão Tomas que deve atingir o Haiti até a próxima sexta-feira se não mudar de rota, agravar a epidemia de cólera que atinge o país, e já intensificaram os preparativos para suas consequências. 

Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 30 de outubro, contabilizam 4.764 casos de cólera e ao menos 337 mortos. 

A Organização Mundial da Meteorologia (OMM) informou que o furacão se transformou nas últimas horas em depressão tropical, o que reduziria o impacto, uma situação, no entanto, que poderia mudar antes de atingir o litoral haitiano.
AFP
Foto de satélite mostra o o furacão Tomas, que pode atingir o Haiti na próxima sexta-feira, agravando a epidemia de cólera
Foto de satélite mostra o furacão Tomas, que pode atingir o Haiti na próxima sexta-feira, agravando a epidemia de cólera

A ONU estimou que até 500 mil pessoas podem ser afetadas no Haiti pelo Tomas.
A organização decidiu enviar alimentos e material de ajuda de emergência às áreas ameaçadas, enquanto as agências de ajuda humanitária trabalham nas atividades de recuperação do terremoto do início do ano e da recente epidemia de cólera. 

As agências enviam material a acampamentos em todo Haiti, em alguns casos incluindo combustível suficiente para sete dias, já com o temor de um eventual bloqueio das estradas pelo furacão, informou o Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários. 

Segundo o coordenador de atividades humanitárias no Haiti, Nigel Fisher, as agências de ajuda estão no limite. 

No fim de semana, autoridades pediram a centenas de milhares de haitianos que estão vivendo nos campos de refugiados para buscar abrigo melhor enquanto o furacão Tomas atravessava o Caribe. 

Tomas, o 12º furacão do ano, estava mantendo velocidades de 150 km/h, segundo o centro de observações de furacões em Miami.


Fonte: UOL

Nenhum comentário: