Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu site

Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado


I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Papa pede 'novo vigor' para fé católica na Europa

07/11/2010

Bento 16 durante consagração da Sagrada Família
Bento 16 já anunciou terceira visita à Espanha no ano que vem
O papa Bento 16 pediu que a fé na Ingreja Católica alcance um "novo vigor" no continente europeu, em discurso de despedida de sua viagem à Espanha, neste domigo.
Algumas horas antes, o pontífice havia consagrado a igreja da Sagrada Família, em Barcelona, um cartão-postal inacabado da cidade.


Durante a sua visita à capital da Catalunha, o papa benzeu com água benta o altar da igreja, transformando-a em basílica diante de 6,5 mil convidados.
Na cerimônia de despedida, acompanhada pela realeza espanhola e pelo presidente de governo, José Luis Rodríguez Zapatero, segundo relato do jornal El País, nenhum dos lados mencionou os temas espinhosos que tensionam a relação entre igreja e a Espanha, país que recentemente descriminalizou o aborto e aprovou o casamento entre homossexuais.
No entanto, o papa havia criticado no sábado o que considera um "excesso de secularismo" da Espanha.

Barcelona
A cerimônia de consagração da Sagrada Família foi vista por milhares de pessoas em telas gigantes nas ruas de Barcelona. As orações foram acompanhadas por um órgão e três coros contando com 800 vozes.
Após a consagração, a nave principal da igreja agora poderá abrigar missas diárias.
A famosa obra de Antoni Gaudí permanece inconclusa desde a morte do arquiteto, em 1926.
A construção, que começou em 1882, segue em andamento e não deve terminar antes de 2026, no centenário de morte do arquiteto mais ilustre de Barcelona.
O templo é patrimônio universal e deve se tornar a mais alta igreja do mundo quando a torre central de 170 metros estiver pronta.
O atual arquiteto do projeto acredita que a visita do papa ajudará na arrecadação de fundos para as obras, hoje custeadas com doações e através da taxa de entrada cobrada dos visitantes.

'Beijaço'
A visita do papa à Espanha, que começou no sábado, está gerando protestos.
Neste domingo, cerca de 200 ativistas gays promoveram um "beijaço" para protestar contra as posições da igreja em relação ao homossexualismo.

A Igreja da Sagrada Família durante a visita do papa
Igreja foi coberta e decorada para visita do pontífice
"Estamos aqui para protestar contra a visita do papa e pedir mudanças na mentalidade da instituição católica, que ainda se opõe ao nosso direito de amar de formas diferentes", disse um dos manifestantes, Sergi Diaz.
É a segunda vez que Bento 16 vai ao país, e uma terceira visita já está programada para 2011.
O Vaticano vê a Espanha como um dos países mais importantes no mundo católico atualmente. Apesar de 73% dos espanhóis se dizerem católicos, apenas pouco mais de 14%, segundo pesquista recente, vão à missa regularmente.
No sábado, o pontífice visitou a cidade espanhola de Santiago de Compostela, o centro e estágio final da maior parte das peregrinações do país.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: